
O coaching é indispensável nos negócios
O coaching costuma entrar em jogo quando um funcionário está com dificuldades, e isso continua sendo uma prática importante. Mas não há motivo para relegar o coaching a esse papel único e estreito. Afinal de contas, pegamos emprestado o termo do mundo dos esportes, onde treinadores são usados em todos os estágios da carreira de um atleta. É hora de começar a encarar o coaching como algo mais que um papel ocasional e de propósito especial e começar a torná-lo uma parte do kit de ferramentas de todo gerente – um recurso usado regularmente.
Por que o coaching é cada vez mais importante
Em ambientes complexos e de ritmo acelerado, não há garantia de que o conhecimento e as habilidades que se mostraram eficazes no passado continuarão funcionando como antigamente. Mesmo os funcionários mais qualificados e experientes precisarão aprimorar suas capacidades. O local de trabalho de hoje tem uma força mais diversificada, trabalhadores mais remotos e flexíveis, funcionários mais velhos permanecendo no mercado de trabalho por mais tempo que precisam atualizar seus recursos e aqueles no início de suas carreiras, ansiosos para assumir responsabilidade e causar impacto. Veja os Millennials, que agora formam a maior equipe de colaboradores. Eles cresceram recebendo feedback: de pais, professores, colegas e até estranhos nas mídias sociais. Eles querem diálogo e feedback regularmente, não uma vez por ano durante sua revisão anual de desempenho. Para reter e atrair esse talento promissor, os gerentes devem treinar. De fato, alguns estudos mostram que esses trabalhadores mais jovens têm oportunidades de crescimento ainda maiores do que os grandes salários!
Como o coaching está mudando
À medida que a força de trabalho e o local de trabalho mudam, o próprio coaching está mudando. Não é mais possível sentar-se e esperar por ordens – os negócios simplesmente se movem rápido demais. Pessoas em todos os níveis da organização precisam ser capazes de identificar mudanças críticas e aproveitar rapidamente as oportunidades à medida que surgem. Eles precisam, em outras palavras, ser aprendizes ágeis – e isso é um grande foco do coaching de hoje. Atualizamos o tópico Coaching no Harvard ManageMentor para incorporar estratégias para ajudar os gerentes a ajudarem seus funcionários a se tornarem alunos ágeis.
Uma mentalidade de crescimento na sua organização
Finalmente, uma organização que adota o coaching incorpora uma mentalidade de crescimento. Uma mentalidade de crescimento é a base da mudança positiva. Pessoas com mentalidade de crescimento acreditam que podem melhorar. Eles estão abertos para aprender e ansiosos por insights. Com uma mentalidade de crescimento, as pessoas são capazes de pensar de forma flexível, aprender com os erros e desafiar suposições ultrapassadas. É uma característica que importa para todos em uma organização, desde a linha de frente até a suíte sênior.
Na paisagem complexa e acelerada de hoje, o coaching é um elemento chave. Qual é a sua opinião sobre o papel que os treinadores desempenham na sua organização?
Katherine Bowers é escritora e editora de conteúdo em Harvard Business Publishing Corporate Learning.
O coaching é indispensável nos negócios