
O papel da sociedade na construção da Autoestima
A sociedade cumpre uma função muito importante para a pessoa, já que a partir da cultura desta, a personalidade familiar de cada um, tendo a isso como um modelo social. adota diferentes padrões ou formas de vida que são transmitidas aos seus membros e determinam ou ajudam a formar.
As pessoas que têm pouca confiança na sua capacidade dentro da sociedade tendem a procurar papéis subordinados e a evitar situações que exijam assumir responsabilidades.
Em nossa sociedade, o nível de autoestima de uma pessoa é, até certo ponto, ligado ao que ele faz para ganhar a vida. Por exemplo: um homem pode alcançar uma posição social elevada e, apesar de uma baixa autoestima. Pode estar ciente da importância que tem, mas ainda se considera um ser humano desprezível, indigno de respeito e carinho dos outros. “Você pode experimentar sentimentos crônicos de inferioridade porque você não é bonito …”, você pode sentir que é fisicamente fraco ou covarde, ou pode se considerar condenado por causa de sua identidade étnica.
Os critérios pelos quais as pessoas se avaliam são culturais.
Alguns destes critérios são: se você é gordo, magro; fofo, feio; branco, preto; loiro, escuro, ou se você tem a capacidade de lutar, honestidade, capacidade de suportar a dor, astúcia para ganhar dinheiro, boas maneiras, a capacidade de manipular outras pessoas, etc.
Cada pessoa se vê do ponto de vista dos grupos em que participa e tudo o que pensa de um influenciará positivamente ou negativamente a personalidade ou o modo de pensar.
Dieinny Mel