O sequestro
Alguma vez você já se sentiu inevitavelmente tomado por uma emoção muito poderosa que fez você perder o controle?
Alguma vez você se deixou levar e disse coisas das quais logo se arrependeu?
Alguma vez você sentiu que era uma emoção que conduzia o seu cérebro?
Se você respondeu afirmativamente a alguma destas perguntas, significa que você foi sequestrado em algum momento pela sua amígdala.
O sequestro da amígdala é um termo usado pelo psicólogo Daniel Goleman para explicar este tipo de reação emocional incontrolável. Aquele momento que você simplesmente não sabe por que esta agindo assim..(sic)
Goleman, como especialista em inteligência emocional, explica que o segredo de nos tornarmos irracionais tem a ver com a falta momentânea e imediata de controle emocional, porque a amígdala assume o comando do cérebro.
O sistema límbico controla as respostas fisiológicas diante de determinados estímulos, isto é, todas as suas estruturas são essenciais para o controle emocional da conduta do ser humano. Mas, o que faz com que a amígdala se destaque dentro do sistema límbico é que é crucial para a sobrevivência, porque a sua principal função é integrar as emoções com os padrões de resposta correspondentes a elas, seja a nível fisiológico ou comportamental.
O sequestro da amígdala é uma reação emocional imediata e desproporcional em reação ao estímulo que a desencadeou, porque é compreendido como uma ameaça à estabilidade emocional. Isto acontece porque a amígdala rouba a ativação de outras áreas cerebrais, principalmente o córtex, dominando a conduta do sujeito e desligando a área que nos torna mais racionais, mais humanos.
A amígdala é uma estrutura situada na parte interior do lóbulo temporal medial, que costuma ser facilmente reconhecida porque tem a forma de uma amêndoa. Junto com o hipocampo, hipotálamo e o córtex orbitofrontal, fazem parte do conhecido como cérebro emocional ou sistema límbico.
A área frontal do córtex que fica inibida com o sequestro é a responsável pelo pensamento lógico e o planejamento de nossas ações. Ao contrário, a amígdala faz parte das estruturas mais primitivas do cérebro, e é a que controla as emoções. Então, nosso pensamento lógico fica sujeito ao comando das nossas emoções.Para poder sair do sequestro da amígdala quando um agente de estresse importante o ativar, é preciso criar um espaço entre o que aconteceu e o momento presente.
É muito recomendado realizar atividades que ativem a parte lógica do seu cérebro ou outras, como o mindfulness, que focam no presente e ensinam novos caminhos para vivenciar a emoção que você estiver sentindo.
Assim você consegue evitar o sequestro e voltar a razão!
Dieinny Mel

Quem Somos
Nosso foco é transformar pessoas, através de técnicas e métodos eficazes, desempenhando o melhor potencial que existe em cada ser, tanto no âmbito pessoal, quanto organizacional.
Localização
Avenida Dr.Julio Marques Luz Número 1793A – Jatiúca, Maceió – AL, 57035-700